sexta-feira, 10 de julho de 2015

Plano de aula

Utilizando o cálculo mental para resolução das operações
Planejamento para disciplina de Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental I.



Disciplina: Matemática
Conteúdo: Cálculo mental.
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Utilizando o cálculo mental para resolução das operações.
Objetivo:
Compreender e assimilar operações, por meio do cálculo mental.
Material:
Caderno, lápis, borracha e lápis de cor.
Conhecimento prévio:
Noções para resolução das operações de subtração e adição.
Atividade motivacional:
Escrever no quadro algumas operações e sortear alguns alunos, pelo (sorteio) número da chamada, para resolvê-las na lousa interativa. Aproveitar o momento para esclarecer dúvidas e enriquecer o aprendizado.
Encaminhamento metodológico:
1) Responda sem fazer cálculo exato.
a. 235 + 185 é maior ou menor que 500? ........................................
b. 562 – 241 é maior ou menor que 300? .........................................
c. 418 + 283 é maior ou menor que 600? .........................................
d. 839 – 218 é maior ou menor que 400? .........................................
2) Para cada um dos cálculos, a seguir, você vai encontrar três opções. Sem fazer o cálculo escrito, analise cada uma delas e pinte o espaço que apresenta a resposta que mais se aproxima da correta.
a. 235 + 185 =

b. 562 – 241 =

c. 418 + 283 =


d. 839 - 218 =

Solicitar aos alunos que expliquem como pensaram na resposta mais próxima. Fazer circular as diversas estratégias, anotando no quadro os principais procedimentos para que todos copiem em seus cadernos e os utilizem em outras situações.

Avaliação:
Pedir que resolvam algumas operações, em casa, com a ajuda dos pais e familiares, sem poder utilizar papel, rascunho, enfim, como foi o processo em sala de aula. No dia seguinte, as operações serão colocadas na lousa interativa para serem resolvidas coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário